Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vígilia Pascal

Na noite do Sábado Santo a igreja comemora o anuncio da Ressurreição de Cristo.

Em nossa Matriz, as 20h, a igreja estava lotada. Os fiéis que chegavam logo já podiam notar a fogueira montada na frente da igreja.

A primeira Parte da Santa Missa da Vigília Pascal começa justamente com a benção do Fogo. Fogo este que acende o Círio Pascal que em procissão segue para a igreja onde ouvimos a Proclamação da Páscoa “Exulte”. Após o canto solene todos apagaram suas velas e começou a liturgia da Palavra, onde ouvimos as 7 leituras e os 7 Salmos. Terminando essas leituras cantamos o Hino de Louvor, e ouvimos a Leitura do Novo Testamento, o Salmo e ai sim a Proclamação do Santo Evangelho.

Durante a homilia, nosso Pároco, falou da alegria desta noite, desta grande e maior festa da Igreja que é a Ressurreição de Cristo. Comentando as leituras e os Salmos que foram proclamados, mostrando que cada um deles nos indica os caminhos para estar com Deus e viver de acordo com a vontade Dele.

Após a Homilia, iniciou-se a liturgia Batismal, com o canto da Ladainha de Todos os Santos. A água foi benta e nesta hora os 5 Catecúmenos que fizeram sua preparação em nossa paróquia receberam os sacramentos do Batismo e da Crisma. Depois foi o momento da aspersão nos fieis.

Terminada a Liturgia Batismal e as preces da comunidade entramos na Liturgia Eucarística. Com o Pão e Vinho ofertamos nossas vidas ao Senhor.

No momento da Comunhão, os catecúmenos receberam pela primeira vez a Santa Eucaristia.

Foi uma linda celebração, onde todos sentiram forte o amor de Cristo Ressuscitado que Venceu a morte e nos deu a Vida Eterna.

Nenhum comentário: