Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Ceia Senhor- Lava Pés.

Na noite desta quinta – feira santa, toda comunidade se reuniu às 20h para juntos participar da Santa missa. Esta, que neste dia conta com momentos importantes e de grande sinal para nossa fé.

No inicio já notamos algumas diferenças na igreja, bem como mesas com pães e vinho sobre no altar, no altar mor o destaque também era uma pequena mesa com o jarro, toalha e a bacia.

A igreja esta bem cheia, os paroquianos e visitantes vieram com grande fé celebrar a instituição da Eucaristia e a instituição da Ordem. Dois sacramentos importantes na nossa fé cristã.

A Santa Missa começou e logo após o canto do Hino de louvor percebemos que cessaram os sons dos instrumentos e a partir daquele momento toda atenção voltava-se para o altar.

Após a proclamação do evangelho, durante a homilia, o Pe. Casimiro falou da Eucaristia, sentido único para nós cristãos. Presente que Jesus nos deu, dand0-se para nós na comunhão. Disse que nós ali nesta noite reunidos podíamos estar em qualquer lugar, como outros por ai, em boates, shoppings, festinhas, mas nós escolhemos estar perto de Deus. Falou também da grande missão dos sacerdotes, dizendo que o padre é o homem tirado do povo para servir ao povo e fazer sacrifício pelos próprios pecados e pelos pecados de todos. Lembrando que muitos hoje falam “mau” dos padres, sim sabemos que são homens com suas fraquezas, limitações, pecados, mas ao invés de nós criticarmos, que possamos nos colocar a rezar mais por nossos sacerdotes, perguntando a todos, quem reza todo dia pelo seu padre? Mostrando que nossas orações dão força pra eles superarem as fraquezas e limitações. Que rezemos mais pelos nossos padres, eles são espelho da comunidade.

Terminada a homilia, seguiu o Lava Pés, lembrado o gesto de amor e humildade que Cristo fez na última ceia, deixando o novo mandamento, “amar uns aos outros como eu os amei.”

Ao fim do lava pés, seguiu-se a celebração com credo, a oração dos fiéis e com a procissão das ofertas, entrega do pão e vinho, sinais da Eucaristia. Entrando no rito da comunhão.

Acabada a comunhão, todos foram convidados a acompanhar a transladação do Santíssimo Sacramento que foi levado para o salão paroquial, onde foi montada uma pequena “capela” para adoração.

Foi um momento sublime, que só quem participa pode sentir como é linda a nossa igreja, a nossa fé. Relembrando os momentos da vida do nosso Senhor, que doou-se por inteiro e amou-nos até o fim. Que nós sejamos mais humildes e sigamos mais os passos de Cristo em nossas vidas, na certeza de uma vida nova e feliz. Convidamos todos os paroquianos, visitantes, para participar da Via Sacra as 15h na Matriz, e depois a celebração da Paixão de nosso Senhor.

Nenhum comentário: