Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

sábado, 3 de abril de 2010

Via Sacra e Celebração da Paixão de Cristo - Reflexão


Ontem dia em que celebramos a Paixão do Senhor, sua dolorosa morte na Cruz, toda comunidade da Matriz concentrou-se na porta da igreja para dar inicio a Via Sacra.

Como nos anos anteriores os adolescentes e os jovens prepararam uma encenação da Paixão. Ao longo da Via Sacra, meditada nos textos bíblicos e o tema da campanha da fraternidade desde ano, pudemos refletir sobre os sofrimentos de Jesus. Foi um momento muito tocante, todos estavam muito compenetrados, a cada estação que era meditada podíamos nos transferir em pensamento para o calvário e sentir a emoção de tamanho amor que Jesus se entregou por nós.

Após a Via sacra todos se dirigiram para o interior da igreja, e assim começou a celebração da Paixão.

Reflexão:

Para nós cristãos, católicos este momento nos leva a parar e fazer uma grande reflexão. Vendo tamanha dor, entrega, doação, fidelidade e amor de Jesus pela humanidade. Carregando em si próprio todo nosso pecado, o pecado do mundo inteiro. Ele, que tanto bem fez, que só pregou o amor, que era só amor, morreu, da morte de cruz. Uma morte que só os piores réus eram condenados. Mesmo assim, se entregou e amou-nos até o fim. Não se queixou, não se magoou, não se ofendeu, mas amou. Sendo fiel a vontade do Pai, doou até a ultima gota do seu precioso sangue, para expiar os pecados do mundo. E ainda como último gesto pede ao Pai que perdoe-nos!

Nós muitas vezes não compreendemos tão grande amor. Deus, por Cristo nos dá a “receita” de uma vida plena e feliz, a verdadeira felicidade. Mas nós muitas vezes não damos valor. Vivemos nosso dia-a-dia e quantas vezes somos injustos, somos egoístas. Trabalhamos nas igrejas, nas pastorais, movimentos achando que estamos fazendo muito. Muitas vezes nos colocamos para ajudar, mas quantas vezes estamos servindo como Jesus serviu? Servimos por amor, ou servimos para ser servidos, para mandar e alcançar status, lideranças, ...? Quando levamos um tapa na cara, revidamos com mais força, ou damos a outra face e humildemente reconhecemo-nos que nada somos? Sabemos que não é fácil seguir Jesus, por isso ele diz, toma tua cruz!

A Paixão de Cristo nos faz refletir e nos mostra como precisamos cada vez mais estar apoiado em Deus. Deus não precisaria de nós, mas Ele quer precisar. Foi por amor que ele se entregou, e é por amor que devemos nos entregar a cada dia. Temos que assumir nossa cruz, e juntos carregar, um ajudando o outro, e não tornando ainda mais pesada a cruz do nosso próximo. Confiando na certeza que Jesus sempre estará nos ajudando a carregar este pesado fardo, assim como ajudou Cirineu. Que a Paixão de Cristo que celebramos seja este sinal de coragem, entrega, humildade em nossa vida cotidiana, para seguir juntos, unidos como irmãos na esperança da vida gloriosa, da salvação, até o dia da nossa Páscoa.

Nenhum comentário: