Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Novena da Divina Misericórdia

A novena da Divina Misericórdia é recitada em preparação a festa da Divina Misericórdia, todos os dias a partir da Sexta- Feira Santa até o Sábado anterior à própria festa, que é celebrada no primeiro domingo depois da Páscoa.

Primeiro Dia

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Ó Deus, vem me salvar.

Senhor, vem depressa em meu socorro.”

Oremos:

Glória – ao – Pai.

Creio

“Hoje, conduze a mim toda a humanidade e, especialmente todos os pecadores e mergulha-os no oceano da minha misericórdia [...]. Com isso me consolarás da amarga tristeza que me dá a perda das almas.”

Eterno Pai olha com os olhos de misericórdia especialmente os pobres pecadores e toda a humanidade, que está dentro do piedosíssimo coração de Jesus. Pela sua dolorosa paixão, mostra-nos a tua misericórdia, a fim de que, por todos os séculos, possamos exaltar a onipotência da tua misericórdia. Amém.


Segundo Dia

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Ó Deus, vem me salvar.

Senhor, vem depressa em meu socorro.”

Hoje, conduze a mim a alma dos sacerdotes e a alma dos religiosos e mergulha-as na minha insondável misericórdia. Eles me deram forças para superar a amarga paixão. Por meio deles, como por meio de canais, a minha misericórdia desce sobre a humanidade.”

Eterno Pai, olha com os olhos de tua misericórdia a multidão eleita para a tua vinha, a alma dos sacerdotes e a alma dos religiosos e doa-lhes o poder de tua bênção. Pelos sentimentos do coração do teu Filho, o coração em que todos eles estão, concede-lhes o poder da tua luz, a fim de que possam guiar os outros no caminho da salvação, de maneira que possam cantar juntos, por toda eternidade, os louvores da tua misericórdia infinita. Amém.


Terceiro Dia

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Ó Deus, vem me salvar.

Senhor, vem depressa em meu socorro.”

“Hoje conduze a mim todas as almas devotas e fiéis e mergulha-as no oceano da minha misericórdia. Essas almas que me confortam ao longo da estrada do Calvário foram uma gota de onforto em um mar de amargura”

Eterno Pai, olha com os olhos de misericórdia para as almas fiéis. Como herança de teu Filho e por sua dolorosa paixão, concede-lhes a bênção e acompanha-as com a tua proteção incessante, a fim de que não percam o amor e o tesouro da santa fé, mas com toda a multidão dos anjos e dos santos glorifiquem a tua ilimitada misericórdia, pelos séculos dos séculos. Amém.

Quarto Dia

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Ó Deus, vem me salvar.

Senhor, vem depressa em meu socorro.”

“Hoje conduze a mim os pagãos e aqueles que ainda não me conhecem. Também neles pensei em minha amarga paixão o futuro zelo deles consolou o meu coração. Mergulha-os no oceano de minha mesericórdia.”

Eterno Pai, olha com os olhos de misericórdia para a alma dos pagãos e daqueles que ainda não te conhecem e que estão no piedosissimo coração de Jesus. Dá-lhes a luz do evangelho. Essas almas não sabem quão grande felicidade é te amar. Faze com que também elas glorifiquem a generosidade de tua misericórdia, pelos séculos dos séculos. Amém.


Quinto Dia

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Ó Deus, vem me salvar.

Senhor, vem depressa em meu socorro.”

Hoje conduze as almas dos hereges e dos cismáticos e mergulha-os no oceano de minha misericórdia. Em minha amarga paixão, dilaceraram-me a carne e o coração, isto é, a minha Igreja. Quando retornarem à unidade da Igreja, cicatrizar-se-ão as minhas chagas e , desse modo, aliviarão a minha paixão.”

Eterno Pai, olha com os olhos de tua misericórdia para a alma dos hereges e dos cismáticos, que têm dissipado teus bens e abusado de tuas graças, perdurando obstinadamente em seus erros. Não olhes para os erros deles, mas para o amor do teu Filho e para a amarga paixão que ele assumiu por eles, já que também eles estão no piedosíssimo coração de Jesus. Faze com que também eles louvem a tua grande misericórdia, pelos séculos dos séculos. Amém.


Sexto Dia

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Ó Deus, vem me salvar.

Senhor, vem depressa em meu socorro.”

“ Hoje conduze a mim as almas dóceis e humildes e a allma das crianças e mergulha-as em minha misericórdia. Essas almas são as mais parecidas com o meu coração. Elas têm-me sustentado no amargo tormento da agonia. Vi-as como anjos da terra que estariam vigiando os meus altares. Sobre elas, coloco as minhas graças, com toda força. Apenas uma alma humilde é capaz de acolhes a minha graça. Às almas humildes, concedo a minha plena confiança.”

Eterno Pai, olha com os olhos de misericórdia para as almas dóceis e humildes e para a alma das crianças, que estão na morada do piedosíssimo coração de Jesus. Essas almas são as mais parecidas com teu Filho; o perfume delas se levanta da terra e alcança o teu trono. Pai de misericórdia e de toda bondade, suplico-te, pelo amor e pela complacência que tens por essas almas: abençoa o mundo inteiro, de maneira que tosas as almas cantem juntas os louvores de tua misericórdia, por toda a eternidade. Amém.


Sétimo Dia

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Ó Deus, vem me salvar.

Senhor, vem depressa em meu socorro.”

“Hoje conduze a mim as almas que veneram de maneira particular e exaltam a minha misericórdia. Essas almas sofreram muito mais a minha paixão e penetraram mais profundamente em meu espírito. Elas são um reflexo vivente de meu coração piedoso. Essas almas resplenderão com uma particular luminosidade na vida futura. Nenhuma acabará no fogo do inferno; defenderei de maneira particular cada uma delas na hora da morte.”

Eterno Pai, olha com olhos de misericórdia as almas que exaltam e veneram o teu maior atributo, isto é, a tua insondável misericórdia, e que estão no misericordiosíssimo coração de Jesus. Essas almas são um evangelho vivo; as mãos delas estão cheias de obras de misericórdia, e a sua alma é cheia de alegria e canta ao Altíssimo o hino da misericórdia. Suplico-te, ó Deus: mostra-lhs a tua misericórdia segundo a esperança e a confiança que colocaram em ti; realize-se nelas a promessa que Jeus disse para elas: “ As almas que louvarem a minha insondável misericórdia, eu mesmo as defenderei como minha glória durante a vida, mas especialmente na hora da morte.” Amém.


Oitavo Dia

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Ó Deus, vem me salvar.

Senhor, vem depressa em meu socorro.”

“Hoje conduze a mim as almas que estão no cárcere do purgatório e mergulha-as no abismo de minha misericórdia. Que as torrentes de meu sangue atenuem o ardor delas. Todas essas almas são muito amadas por mim; agora estão dando satisfação à minha justiça; está em teu poder dar alívio a elas. Toma do tesouro de minha Igreja todas as indulgências e oferece-as a elas. Oh!, se conhecesses o tormento delas, tu lhes oferecerias continuamente a caridade do espírito e pagarias os débitos que elas têm nos confrontos com minha justiça!

Eterno Pai, olha com os olhos de tua misericórdia para as almas do purgatório e que estão no piedosíssimo coração de Jesus. Suplico-te, pela dolorosa Paixão de teu Filho Jesus por toda a amargura pela qual foi inundada a sua santíssima alma: mostra a tua misericórdia às almas que estão sob o olhar de tua justiça; não olhes para elas senão através das chagas de teu amadíssimo Filho Jesus, já que nós cremos que tua bondade e tua misericórdia não têm limites. Amém.


Nono Dia

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

“Ó Deus, vem me salvar.

Senhor, vem depressa em meu socorro.”

“Hoje, conduze a mim as almas tíbias e mergulha-as no abismo de minha misericórdia. Essas almas ferem o meu coração do modo mais doloroso. A minha alma, no jardim das oliveiras, sentiu repugnância por elas, que foram a causa pela qual eu disse: Pai, afasta de mim esse cálice, se esta é a tua vontade. Para elas, recorrer á minha misericórdia constitui a última tábua de salvação.

Eterno Pai, olha com os olhos de misericórdia para as almas tíbias, que estão no piedosíssimo coração de Jesus. Pai da misericórdia, suplico-te, pela amargura da Paixão de teu Filhos e pela sua agonia de três horas sobre a cruz: permite que tabém louvem o abismo de tua misericórdia. Amém.

Nenhum comentário: