Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Viva Os Professores!!!


Este dia quinze de outubro é dedicado aos professores, esses profissionais heróis que de forma extraordinária dedicam suas vidas numa das mais nobres funções que um ser humano pode exercer; EDUCAR.
O que pode levar alguém a ser professor / professora? É verdadeiramente um mistério!
Vejamos:
Em um tempo não muito distante, mães, pais, professores, avós, vizinhos e padres, eram autoridades dignas de respeito e considerações. Quanto mais próximos ou mais idosos, mais afeto. Impensável responder de forma grosseira aos mais velhos, professores ou autoridades. Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa comunidade, do bairro, ou da cidade. Os nossos medos eram apenas do escuro, dos sapos, aranhas e raramente cachorro irritado. Hoje bate certa tristeza por tudo aquilo que perdemos e pelas conseqüências  que nossos filhos e netos estão enfrentando.
Percebe-se o medo no olhar das crianças, dos jovens, dos idosos, dos adultos e das próprias autoridades.
Direitos humanos para criminosos, deveres e encargos para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dívidas em dia é ser tonto. Anistia para corruptos e fraudadores e políticos desonesto. O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, empresários ameaçados por assaltantes e traficantes, grades em portas e janelas. Que valores são esses?
Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano.
Celular nas mochilas das crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma TV de tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale parecer do que ser. Quando foi que tudo se transformou e tornou ridículo?
Mesmo assim aí estão os professores que num esforço brutal e heróico, com salários aviltados e indignos, sonham  que é possível, embora parecendo utópico, transformar essa realidade. E ela só mudará pela força da educação.
Nada mais belo e encantador do que um ser humano bem educado que respeita o próximo, que não é levado pelo orgulho e a vaidade incontida, que tem consciência do bem comum e respeita o meio ambiente amando o que deve ser amado: Deus, o próximo e toda criação.
A felicidade consiste em vivermos num mundo simples e comum. Vamos voltar a ser “gente” construindo um mundo melhor?
Precisamos tentar, vamos procurar colaborar com os professores/ professoras colocando-nos disponíveis e companheiros em sua missão. Digamos confiantes para eles EIS ME  AQUI!
“Se não sabes, aprende; Se já sabes, ensina.”  (Confúcio)

José Mario Benevento

Nenhum comentário: