Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

quinta-feira, 10 de junho de 2010

A GRANDE REVELAÇÃO

Jesus, por diversas vezes agraciou Santa Margarida Maria com visões sobrenaturais, de 1673 até 1675, dos seus colóquios com Nosso Senhor, distinguem-se classicamente 12 promessas.

Houve só três aparições – que até hoje – trazem uma mensagem de Deus ao mundo e têm um alcance para toda a Igreja Católica. Daí o nome de “Grandes Aparições”.

A chamada Grande Revelação foi feita a Margarida Maria durante a oitava da festa do Corpus Domini (Corpus Cristhi) de 1675.

Mostrando o seu Coração divino, Jesus confiou à Santa:

“Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor. Como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, pelas suas irreverências, sacrilégios, e pela tibieza e desprezo que têm para comigo na Eucaristia. Entretanto, o que Me é mais sensível é que há corações consagrados que agem assim. Por isto te peço que a primeira sexta-feira após a oitava do Santíssimo Sacramento seja dedicada a uma festa particular para honrar Meu Coração, comungando neste dia, e O reparando pelos insultos que recebeu durante o tempo em que foi exposto sobre os altares”.
“Prometo-te que Meu Coração se dilatará para derramar os influxos de Seu amor divino sobre aqueles que Lhe prestarem esta honra”.

Eis as 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus:

1- Eu darei aos devotos do meu Sagrado Coração todas as graças necessárias para o seu estado de vida.

2- Eu farei reinar a paz em suas famílias.

3- Eu os consolarei em todas as suas aflições.

4- Serei seu refúgio seguro durante a vida, e, principalmente na hora da morte.

5- Lançarei muitas bênçãos sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos.

6- Os pecadores encontrarão em meu coração a fonte e o mar infinito da misericórdia.

7- As almas enfraquecidas tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção.

8- As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.

9- Eu mesmo abençoarei as casas onde se achar exposta e venerada a Imagem do meu Sagrado Coração.

10- Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos.

11- As pessoas que propagarem essa devoção terão seus nomes inscritos no meu Sagrado Coração, para nunca dele serem apagados.

12- Eu prometo, na excessiva misericórdia do meu Coração, que concederei a graça da penitência final a todos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos. Eles não morrerão no meu desagrado, nem sem receber os sacramentos, tornando-se o meu Coração, refúgio para eles naqueles últimos momentos.

A partir do século XVIII difunde-se a prática piedosa de levar uma pequena imagem do Sagrado Coração de Jesus. Manifesta-se desse modo o próprio desejo de pertencer ao Sagrado Coração e de se manter sob a sua proteção, começou a crescer cada vez mais.

As formas de devoção ao Coração do Salvador são muito numerosas; algumas têm sido explicitamente aprovadas e recomendadas pela Sé Apostólica. Entre elas devem ser lembradas:

A Consagração pessoal;

A Consagração da família;

As Ladainhas do Sagrado Coração de Jesus;

O ato de Reparação;

A prática das Nove Primeiras Sextas-feiras.

É preciso, porém, que se instrua de maneira conveniente os fiéis: sobre o fato de que não se deve pôr nesta prática uma confiança que se converta em vã credulidade que, na ordem da salvação, anule as exigências absolutamente necessárias de Fé operante e do propósito de levar uma vida conforme ao Evangelho; sobre o valor absolutamente principal do domingo, a “festa primordial”, que deve caracterizar-se pela plena participação dos fiéis na celebração eucarística
.

Nenhum outro Papa, se preocupou teve tanto zelo com a Família, como João Paulo II, motivo pelo qual diversos foram os Documentos da Igreja sobre a Família e a importância da Pastoral Familiar. Ele afirmou: “Estou convencido de que o futuro da Evangelização depende, em grande parte, da família, Igreja-doméstica!”, Disse também: “A célula familiar é fundamental para edificar a civilização do amor”. Daí, podemos, mais uma vez, observar a necessidade da consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus, com a entronização (que significa colocar no trono, isto é, em lugar de destaque) de sua imagem no lar, que é uma prática religiosa universal, incentivada e abençoada pelos papas, promovida mundialmente sobretudo pela obra incansável do Apostolado da Oração.

Consagrar é tornar algo sagrado, que quer dizer que é de Deus, que pertence a Deus, assim toda família que tem em sua casa a imagem do Sagrado Coração de Jesus, com sua devida entronização, todo núcleo familiar se consagra a Deus e a seu Povo, comprometendo-se a viver como igreja doméstica.

A entronização do quadro ou imagem do Sagrado Coração de Jesus, tem como objetivos:

1. Um marco da consagração da família;

2. Um testemunho de fé para todos que visitarem a casa esta família;

3. Ser um instrumento abençoado para que , nessa família haja paz, amor, fé, oração, e tendo tudo isso, nada falta.

A Consagração ao Sagrado Coração de Jesus é fazer de Jesus Cristo o Rei do Lar”

Papa Pio XII

Muitas pessoas simples podem encontrar no apostolado da oração uma ajuda para viver o cristianismo de maneira autêntica. Ele nos lembra também a importância da vida interior e da oração. Não naturalmente apenas a pobre oração de cada indivíduo, mas uma oração unida à intercessão de toda a Igreja, a qual, por sua vez, nada mais é que um reflexo da intercessão de Jesus por toda a humanidade.
Essa intercessão se eleva sem interrupção por parte de Jesus ao Pai, pela paz entre os homens e pela vitória do amor sobre o ódio e a violência. Precisamos muito disso em nossos dias, sobretudo neste mundo que valoriza o ser , o poder, o ter, e acaba prevalecendo a falta de fé, naquele que não nos deixa faltar o necessário: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! Que jamais nos envergonhemos de ter a imagem do Sagrado Coração de Jesus, em lugar de destaque em nossos lares.

Nenhum comentário: