Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Um testemunho.

Mais um Natal se passou e um novo Ano começa, e com ele a Epifania do Senhor...
A manifestação de Deus menino deveria acontecer em cada coração, no meu aconteceu, há uns 12 anos atrás. Andava perdida, sem um "rumo" na minha vida, até encontrar, em uma humilde capelinha, um padre Palotino que me fez descobrir um Deus maravilhoso, que pregava o amor, a humildade e a caridade entre as pessoas.

De fato andava muito longe de Deus, não conhecia direito Jesus e tão pouco o seu Santo Espírito, era católica, mas como se diz, católica só de "carteirinha". Porém aquele padre em sua pregação, lembro-me como se fosse hoje, me falou de um Jesus que nos pedia para ser Luz do Mundo e Sal da terra. Custei um pouco a entender o que ele queria dizer com aquilo, porém aquela 1ª missa em que eu participava ali, me deixou com um gostinho na boca de "quero mais", e daí em diante, nunca mais deixei de participar das missas naquela "Capelinha" dedicada a São José.

Fui crescendo ali, e aprendendo com toda aquela humildade e sabedoria, que aqueles padre ensinavam, não importa muito quais os nomes desses padres, cada um tinha o seu carisma e seus dons, dados por Deus, mas a essência era a mesma, São Vicente Pallotti, era a inspiração. Com o carisma Palotino, aprendi, oquê aquele padre queria dizer, naquela 1ª homilia que ouvi, eu tinha que ser Luz para o Mundo e Sal da terra e essa Luz que São Vicente Pallotti me ensinou a ver e a ser, através de seu carisma e sua vida de Santidade, é Jesus, de um modo bem misericordioso e caridoso para com todos e ser Sal, é ser Cristã em todos os lugares em que eu estiver, dando o meu testemunho com minha própria vida.

Tentações e provações,tive muitas, porém, uma única vez onde pensei em desistir lá estava Pallotti com sua sabedoria a me dizer, através das palavras de um livro, "deixe-se ser um instrumento, nas mãos do Senhor, assim como um martelo nas mãos de um carpinteiro".
Compreendi que naquele momento deveria me colocar nas mãos de Jesus, e embora a dor, o cansaço quisessem me afastar de minhas atividades na igreja, Pallotti me mostrava que Jesus ainda precisava de mim, então me coloquei em suas mãos e como um "martelo" deixei que Jesus me conduzisse .

Hoje, participando de mais um oitavário da Epifania sinto - me ainda mais envolvida, ao contemplar Jesus no presépio, e querer seguir aquela Estrela Guia que guiaram os Magos até Jesus. Sinto que São Vicente Pallotti, ao criar a UAC, quis nos mostrar essa Estrela e chamar a todos nós Cristãos Batizados a formar essa União, a sermos Apóstolos de Cristo aonde estivermos.
Compreendi que essa União feita de modo humilde e amoroso, nos chama a ser irmãos, e irmãos em Cristo.

Hoje, a "minha Capelinha", virou paróquia, e não é mais conduzida por padres Palotinos, porém em mim, ficou o carisma de Pallotti, foi com Ele que aprendi ser o que sou hoje, uma pessoa que ouviu o chamado de Deus, que se deixa conduzir por Ele a onde Ele achar melhor e do jeito em que Ele quer. Coloco - me inteiramente a Sua disposição para servir e amar o meu próximo, com minhas imperfeições mas também com os meus dons, que Ele próprio me deu. Aprendi que a União do Apostolado Católico, que São Vicente criou é isso, e em minha pequenez, continuo unida a minha igreja que é a de Jesus e seguindo os ensinamento que este Santo nos deixou. Não preciso "deixar" a comunidade em que cresci, aprendendo a amar aqueles que ali estavam e a acolher os que chegam, pois isso é união. Temos uma só igreja, com carismas e dons diferentes, mas a mensagem é uma só. Jesus é a Luz, é o Caminho, a Verdade e a Vida, e isso aprendi com São Vicente Pallotti, através dos padres Palotinos, e que sempre que posso vou visitar, conversar, e aprender, ainda mais um pouquinho sobre esse carisma tão lindo, que tomou conta de meu coração, de minha alma e de todo o meu ser. Se hoje Jesus mora no meu coração, foi porque São Vicente Pallotti me ensinou a recebê -lo, e eu só tenho a agradecer.

Obrigado a todos os padres Palotinos que passaram em minha vida, e a São Vicente Pallotti, por esse carisma tão especial e pela União do Apostolado Católico. Que essa União permaneça não só nas igrejas palotinas, mas em todos os corações que buscam a Deus.

Catari Viana do Espírito Santo Santo
(05/01/2010 - Semana da Epifania do Senhor)

Nenhum comentário: