A caridade consiste na necessidade do diácono assumir uma opção preferencial pelos pobres , marginalizados e excluídos, exercendo o serviço da caridade em nome do bispo e do pároco . A função diaconal está por demais divulgada , na verdade se pode encontrar até em alguns textos do Rito de Ordenação dos Diáconos . Vejamos o texto abaixo, tirado do Concílio Vaticano II :
“Dedicados aos ofícios da caridade e da administração , lembrem-se os diáconos do conselho do bem-aventurado Policarpo: ‘misericordiosos e diligentes, procedam em harmonia com a verdade do Senhor , que se fez servidor de todos’.”
Portanto, o diácono terá que ser testemunha viva da caridade de toda Igreja , contribuindo o tempo todo para uma reunião da comunidade dispersa com objetivo de edificar o Corpo de Cristo, revestindo-se de especial compaixão pelos mais humildes, principalmente pobres e desempregados, administrando obras de caridade e promoção social. Enfim criando meios de atender melhor as pessoas mais necessitadas, apresentando-se como o próprio Cristo.
2 - A DIACONIA DA PALAVRA
O diácono, antes de qualquer coisa, é o servidor da Palavra e anunciador do Evangelho, mas será também discípulo e ouvinte . Nesse sentido o diácono não poderá ficar afastado das Escrituras Sagradas , da Liturgia das Horas e demais leituras evangelizadoras, nas quais ele através da escuta humilde e profundo amor a Deus e ao próximo será convertido, e na conversão assume o papel de evangelizar através de sua missão como Cristo Servo , que não está restrita apenas à homilia ou anúncio da Palavra , mas como testemunha do Evangelho. Deverá portanto, ter facilidade e intimidade com os livros sagrados, através de permanente estudo, com objetivo de através da Igreja , ser canal do Dom da graça, reconciliando os pecadores com Deus , pregando e ensinando , para que seja todos participem do Sacrifício de Cristo na Santa Missa, que é memorial de sua morte e gloriosa ressurreição.
3 - A DIACONIA DA LITURGIA
Os ministros do altar , em especial os diáconos, deverão fazer da celebração eucarística o centro de suas vidas e de suas atividades, devendo empenhar-se para que na celebração dos sacramentos , das celebrações da Palavra e nas orações, fique evidenciada a diaconia litúrgica , lugar onde é exercida, sem se descuidar da tríplice missão diaconal , que neste momento deverá estar presente . Santo Inácio de Antioquia, afirmava:
“É preciso que os diáconos sejam ministros dos mistérios de Jesus Cristo e agradem a todos sob todos os aspectos, porque são servidores não somente para o sustento e a bebida, mas estão a serviço da Igreja de Deus.”
O Concílio Vaticano II evidencia que o diácono receberá o “poder como serviço” . O diácono é definido como Sacramento do Cristo-Servo e como expressão da Igreja Servidora.
O Sacramento da Ordem exprime, de modo oficial
e público, o tríplice ministério de Cristo: “Profeta”, “Sacerdote” , e “Pastor”.
Pela imposição das mãos do bispo, o diácono recebe publicamente de modo irrevogável e definitivo, o mandato e a missão do serviço.
4 – O DOCUMENTO DE PUEBLA SOBRE O DIÁCONO
Diz o documento: “O diácono , colaborador do bispo e do presbítero, recebe uma graça sacramental própria. O carisma do diácono , sinal sacramental de Cristo-Servo, tem grande eficácia para a realização de uma Igreja servidora e pobre, que exerce sua unção missionária com vistas à libertação integral do homem” (DP 697).
Certamente todo o batizado pode exercer a maior parte das funções diaconais, o importante é que, ordenando os diáconos, a Igreja evidencia o Serviço da “Palavra” e da “Caridade”. Ser ícone de Cristo-Servidor constitui a identidade profunda do diácono. Através da vivência da dupla Sacramentalidade, a do Matrimônio e da Ordem, ele realiza seu serviço. O Sacramento da Ordem confere uma graça especial do Espírito Santo para que o ministro, na sua realidade pessoal e histórico-cultural, seja imagem de Cristo Senhor, Cabeça , Pastor e Esposo da Igreja .
5- PARA MELHOR DESEMPENHO DESTE CHAMADO
O Diácono para desempenhar bem este chamado deverá exercer com habilidade o serviço conscientizando-se que tem que ser o menor , na qualidade de servo. Este ministério significa escravidão, entrega total , a exemplo do diácono Lourenço (+258) que após a prisão dos seus irmãos na fé e do Papa, a ele, como responsável pelo cuidado dos pobres de Roma , fora concedido mais algum tempo de liberdade , para recolher os tesouros da Igreja e entrega-los às autoridades civis. Lourenço distribuiu o dinheiro disponível entre os pobres e, depois, os apresentou às autoridades como sendo o verdadeiro tesouro da Igreja.
Aniversário de Ordenação Diaconal 23 de agosto de 2009 –
Diácono Valdir Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário