Nós católicos não podemos, em momento algum, relativizar a vida em nome da ciência ou da saúde: a vida humana existe da concepção à morte natural.
Não é por acaso que o primeiro mandamento de Deus é ‘Não matarás!’. Não matar significa defender a vida em todas as situações e significa também valorizar a vida em todas as suas dimensões. Por isso, a Campanha da Fraternidade 2008 – Fraternidade e Defesa da Vida – vai além de seu sentido principal de compromisso com a vida humana; ganha um sentido amplo ao falar das ameaças à vida na sociedade, como a pobreza, a exclusão social e a violência, e das ameaças ao meio-ambiente, alertando como o poder do homem sobre a natureza pode favorecer a morte dos recursos naturais na Terra.
Como cristãos, devemos fazer a defesa da vida a partir dos critérios estabelecidos por Jesus e presentes nos Evangelhos. São muitas as passagens bíblicas que revelam a ligação de Deus com a vida humana: Deus é o doador e o defensor da vida. A vida humana surge e se desenvolve a partir de uma ação divina na qual o Criador se envolve com a criatura. Toda obra de Deus encontra o seu verdadeiro sentido a partir da vida humana. Toda a trajetória de Jesus Cristo é em defesa da vida: seus milagres são para curar, para ajudar o ser humano. Mesmo Sua morte é uma defesa da vida: Jesus deu sua própria vida para nos libertar da morte.
Nosso dever cristão, portanto, é aprender essas lições e adaptar essas mensagens de valorização da vida para o mundo do Século XXI. A Campanha da Fraternidade 2008 foi um convite, que deve continuar presente em nossas mentes e corações, para que todos nós trabalhemos juntos para transformar essa sociedade dos homens, em que o ter é mais importante que o ser. Vivemos hoje numa sociedade marcada pelo materialismo e individualismo e precisamos substituí-la pela cultura da vida e da solidariedade, para que construirmos o futuro com base nos princípios e valores de Deus.
Fique na Paz, diga sim a Vida!
Paulo Cunha - Apresentador do Programa Renovação e Vox Dei (Rádio Catedral FM 106.7)
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