Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Entrando no Tempo Festivo


O Fim do ano litúrgico esta próximo e, com ele muitas festas  que é uma das características do povo cristão.
Logo no inicio do mês de novembro a festa de todos nós, ou seja, todos os santos e santas de Deus. Já no segundo dia lembramos de nossos queridos já falecidos, rezando e celebrando Missas em favor de suas almas.
            Festejamos a proclamação da Republica, Zumbi, Araribóia e por fim a grande festa que encerra o ano Litúrgico CRISTO REI DO UNIVERSO.
            Também neste mês inaugura o novo Ano Litúrgico com o início do Advento [ do latim  adventus= chegada] correspondendo às quatro semanas que antecedem o natal. Portanto, é recomendado que antes da corrida as lojas para as compras de Natal preparemos, primeiro, o aconchego do nosso coração e de nossa casa com gestos espirituais [ Sacramentos: reconciliação / confissão e Eucaristia] e gestos externos [árvore de natal, presépios, guirlandas e as quatro velas do Advento] sinalizando nossa fé.
Deixamos como sugestão uma bela maneira de viver profundamente, com toda família e a Igreja, as quatro semanas do Advento com a celebração das quatro velas do Advento.
            Sendo o Advento tempo de recolhimento, jejum, oração e esmola; tem uma conotação austera, não na intensidade da Quaresma, mas usamos a cor roxa nos paramentos e nas velas, com exceção da terceira semana que é rosa simbolizando a proximidade da chegada do Menino Deus, portanto, momento de alegria  [ do latim Gaudette= alegria].
No primeiro Domingo- Acende-se a PRIMEIRA VELA [roxo]
A Luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. Lembra ainda, a necessidade de perdoar e ser perdoado. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.
Oração:
“A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!”

No segundo Domingo- Acende-se a SEGUNDA VELA [roxo]
A  segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também  o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá. Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.
Oração:
“A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, ilumine nossos passos fazendo-nos desviar das armadilhas armadas, com astucia, pelo maligno seguindo confiante em direção da Verdade que é Cristo.”

No terceiro Domingo- Acende-se a TERCEIRA VELA [rosa]
A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada  do Menino Deus. A cor litúrgica de hoje é o rosa, indicando justamente o Domingo da Alegria. Esta vela lembra, ainda, a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.
Oração:
“Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo vos digo: alegrai-vos! O Senhor esta perto”

No quarto Domingo - Acende-se a QUARTA VELA [roxo]
A quarta vela marca os passos de chegada para acolher o Menino Luz, enfim a chegada definitiva da Luz ao mundo. Simboliza, ainda, nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vem  a este mundo e também os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a chegada do Salvador e da Igreja que celebra Jesus Cristo todos os dias em todos os tempos.
Oração:
“Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador.”

José Mario Benevento

Nenhum comentário: