Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

sábado, 3 de outubro de 2009

CONHECENDO A COMUNIDADE MARANATHÁ

A Comunidade Católica Maranathá, tem como carisma principal a dependência química, trabalhando sem cessar pelo combate ao flagelo das drogas e do alcoolismo em nossa sociedade. Com suas diversas casas espalhadas pelo Rio de Janeiro, recebe sob regime de internação pessoas de diversas idades e classe social, com assistência médica e outros serviços, todos gratuitos. Devido ao crescimento desmedido deste mal em nossa comunidade, apresentamos a todos os moradores da Região Oceânica e adjacências, o Grupo de Oração Maranathá, que o nosso Pároco Pe. Casimiro, tão generosamente nos abriu as portas. O objetivo deste grupo de oração é acolher as diversas famílias acometidas por este flagelo que tem que ser combatido a todo custo. Como já dizia São Paulo em sua carta IPd 5,8 “Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar”. Os primeiros a sofrerem seu ataques são as nossas famílias, nossas crianças, nossos irmãos espalhados pelo mundo inteiro, sem contar na proposta indecente do maligno em destruir o sacramento do matrimônio, visto o crescente número de divórcio em nossa sociedade. Estamos reunidos na Capela São João Batista de Lasalle toda 3ª feira após a missa das 18:30, começamos as 19:30 e encerramos às 21:00hs. Encaminhamos para os retiros na Comunidade e internações quando o dependente assim desejar.Venha nos conhecer e dividir conosco o seu peso, pois como já dizia nosso divino Mestre Jesus: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.” Mt. 11,28. Convido você a conhecer a proposta da comunidade, mesmo que você não seja um dependente químico, pois é um belíssimo trabalho de evangelização e conversão. Pois como dizia Jesus: “Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”. A messe é grande e poucos são os operários, junte-se a nós. Conviver é maravilhoso, trocar experiências melhor ainda.

Teremos um retiro feminino no dia 16, 17 e 18 de outubro próximo. Façam sua inscrição pelos telefones: 2703-9918, 9942-7953 (Áurea e Ubaldo) ou pelo 2616-4181, 2709-5255 e 8412-8069 (Rosane). Que Deus os abençoe. Veja o que diz o nosso querido e saudoso Santo Padre o Papa João Paulo II, sobre as comunidades terapêuticas.

1984 - O Papa às Comunidades Terapêuticas

"A droga é um mal e ao mal não se dá trégua".
"A legislação, mesmo que parcial, mesmo sendo uma interpretação da índole da lei, não surtiu os efeitos previstos.
Uma experiência muito comum nos oferece a confirmação disto.
Prevenção, Repressão, Reabilitação: estes são os pontos centrais de um programa que, concebido e levado a efeito à luz da dignidade do homem, embasado na honesta relação entre os povos, terá o reconhecimento e o apoio da Igreja"

Não se combatem, queridos irmãos, os fenômenos da droga e do alcoolismo, nem se pode conduzir uma eficaz ação para a recuperação das suas vítimas, se não se recuperarem preventivamente os valores humanos do amor e da vida, os únicos capazes, sobretudo se iluminados pela fé religiosa, de dar significado pleno à nossa existência".

Eis o Amor!
Aos tóxico dependentes, às vítimas do alcoolismo, às comunidades familiares e sociais, que tanto sofrem por causa desta enfermidade dos seus membros, a Igreja, em nome de Cristo, propõe como resposta e como alternativa a Terapia do Amor.
Deus é amor, e "quem não ama permanece na morte" (1Jo 3,14).
Mas quem ama, saboreia a vida, e permanece nela!

"Gostaria de dirigir um pensamento de viva apreciação ao numeroso grupo de jovens e adultos que participam de programas de recuperação e de toda iniciativa destinada a esse nobre fim”.

Assegurando-Ihes a minha fervorosa prece e a minha sentida solidariedade, renovo-Ihes, o convite para olhar a vida com confiança, acreditar na grandeza, inestimável, do destino do ser humano, que gosto de repetir: é reflexo da própria imagem de Deus.
Em uma palavra, repito o convite para esperar contra toda a esperança - contra spem in spem - e o dirijo, particularmente, aos que, com admirável generosidade e com espírito cristão, aproximam-se dos irmãos necessitados de ajuda, porque sentem-se envolvidos e atropelados pelo dúplice e deplorável fenômeno.

A vós todos, a vossos colaboradores e aos membros de vossas famílias, concedo a Benção Apostólica”.

O que é o retiro do Maranathá

O "Maranathá" é um Encontro para jovens e adultos com o objetivo de apresenta-lhes Jesus Cristo, Luz do mundo (Jo1,9; Jo 8,12), Salvador único da humanidade, "o mesmo de ontem, hoje e por toda a eternidade" (Hb 13,8).

Utilizando uma pedagogia adequada aos participantes, por meios de músicas, palestras, testemunhos, debates, orações, partilhas, encenações, lazer e acolhimento fraterno, é anunciado Jesus Cristo, o seu mistério, sua vida, seus milagres, sua doutrina, Paixão, Ressurreição e Ascensão. É também apresentada a Igreja, seu Corpo Místico, continuadora de Sua presença "Sacramento universal da salvação" dos homens.
São analisados e debatidos os problemas mais cruciais: namoro, sexo, casamento, aborto, divórcio, drogas, problemas familiares, etc; tudo dentro da "sã doutrina" católica, de acordo com Catecismo da Igreja Católica.

Que Deus os abençoe!

Rosane Gastim

Serva da Comunidade Maranathá em Itaipu


Nenhum comentário: