Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

terça-feira, 5 de junho de 2012

Bodas


Cada pessoa tem dias inesquecíveis dentro da sua vida particular, familiar ou social. Eu passei  um momento muito forte fazendo meu retiro espiritual, me preparando para a minha missa de 25 anos de sacerdócio e descobrindo uma coisa, que sou um padre muito feliz.
Com este pensamento cheguei para a minha paróquia. Feliz, mas também um pouco triste, por  que quase ninguém lembrou-se de mim, nem o Padre Juliano. Mas com um pouco me expliquei que sou um padre para a comunidade e para servir e não esperar nada. Tudo isso se passou na minha cabeça.
Como foi uma surpresa que sábado a comunidade preparou um almoço para os padres e nossos Bispos Dom José Francisco e Dom  Alano  e  mais ainda prepararam uma linda festa a noite – não sabia absolutamente  NADA! Que conspiração e segredo! Foi muito emocionante para mim.




Gostaria de agradecer a TODOS pela linda festa. Obrigado Padre Juliano e todas as pessoas que tantas vezes se reuniram para a preparação desta festa.
Para mim não foi só uma prova que a comunidade reconheceu meu trabalho, mas reconheceu  o valor do sacramento do sacerdócio.
A minha alegria como pároco é que a nossa paróquia já tem uma comunidade onde os grupos, movimentos e pessoas  com boa vontade formam uma FAMÍLIA. 
Padre Juliano, Diác. Marcos, Diác. Valdir e todas as pessoas que fizeram parte para organizar as minhas bodas. MUITO OBRIGADO!
  Pe. Casimiro.
  

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Jubileu de Prata - Pe. Casimiro


No dia 26 de maio a comunidade paroquial de Itaipu fez sua homenagem ao Pe. Casimiro  Pac SAC, pela comemoração dos seus 25 anos de sacerdócio no dia 09/05.
Na parte da manhã foi preparado um churrasco para um almoço festivo que contou com a presença de 10 padres palotinos e diocesanos e ainda o Arcebispo Emérito de Niterói, Dom Alano Maria e o atual Arcebispo Dom José Francisco.
A noite toda a comunidade se reuniu para a Missa e depois para a festinha organizada pelos próprios leigos da Paróquia e com grande empenho do Pe. Juliano Guilherme, nosso vigário.
A festa foi preparada em segredo sendo assim para o Pe. Casimiro uma grande surpresa.
Foi muito emocionante e bonito, houve apresentação do coral “Contas de Coral”, uma apresentação de slides contando toda a caminhada vocacional, e uma homenagem que foi lida na qual segue abaixo. Após as Homenagens o Pe. Casimiro pronunciou um agradecimento emocionado, dizendo-se muito feliz.

Niterói, 26 de maio de 2012
25 ANOS DE SACERDÓCIO DO PADRE CASEMIRO SAC

Revmo Pe.Juliano
Caríssimos Diáconos Marcos, Waldir e Nilson.
Queridos irmãos e irmãs

E Por último! Não por ser o de menos importância, mas simplesmente, por ser o grande homenageado da noite, nosso querido amigo.......:  Revmo. Pe. Casemiro!.

Em nome de toda a comunidade de São Sebastião de Itaipu, venho externar toda a alegria e satisfação, de comemorarmos juntos esta data jubilar e de imenso significado para você Pe. Casemiro, bem como, para toda a família paroquial aqui reunida.

(Meus caros Irmãos!) O Pe. Casemiro chegou a nossa comunidade no ano de 2001, egresso de Itaperuna - RJ.,  ainda como vigário, muito embora de nacionalidade polonesa,  já apresentava à época  um português de bom nível, contudo, muito acelerado, falava muito rápido e de forma gesticulada. Tal rapidez nos trazia uma mensagem muito clara, qual seja: “gosto de trabalho, vim para trabalhar e não posso perder tempo”, este era  e ainda é o nosso Padre Casemiro.

Um homem de trato simples e de espírito empreendedor, bom administrador, conciliador, reto, amigo de sua comunidade e com uma forte preocupação social pelos mais necessitados.

Um construtor, um edificador.

Edificador não só de templos de concreto e alvenaria, mas principalmente, de uma comunidade amiga, unida, irmanada e com disposição ao trabalho na obra salvífica de Nosso Senhor Jesus Cristo, o que por deveras, mantém a paróquia viva e ativa.

As obras e construções geridas pelo Pe. Casemiro em nossa região,  de Piratininga até Itaipuaçu, multiplicaram-se ao longo desses onze anos. O legado desse trabalho é uma  realidade que aflora a olhos vistos, haja vista que, essas comunidades multiplicaram-se em números avassaladores de fiéis, os quais convergem e lotam esses templos, missa após missa, em busca  dos  ensinamentos e da palavra salvadora de Cristo.

Pároco de São Sebastião de Itaipu, que em sua trajetória foi membro do Conselho dos Presbíteros e hoje exerce o múnus de Vigário Episcopal, do nosso Vicariato Oceânico.

Um sacerdote atento e aberto às realidades de uma Igreja que caminha no mundo e caminha com ela. Sempre disposto a superar barreiras com uma força libertadora e, assim, levar luz às almas mais carentes e necessitadas.

Um homem de muitos talentos dados por Deus e que a todo tempo, os coloca a serviço da Igreja.

Parabéns Pe. Casemiro!  A comunidade de São Sebastião de Itaipu regozija-se de alegria em poder participar desta data festiva e, também, de poder parabenizá-lo por seus vinte e cinco anos de sacerdócio.

Parabéns querido amigo por seu jubileu de prata!

E  que o Sr. Deus continue lhe abençoando e lhe dando forças para continuar essa jornada.
Obrigado!

Antônio Luiz.