Arquidiocese de Niterói - Vicariato Oceânico

sexta-feira, 25 de março de 2011

A Defesa da Vida!


Nós católicos não podemos, em momento algum, relativizar a vida em nome da ciência ou da saúde: a vida humana existe da concepção à morte natural.

Não é por acaso que o primeiro mandamento de Deus é ‘Não matarás!’. Não matar significa defender a vida em todas as situações e significa também valorizar a vida em todas as suas dimensões. Por isso, a Campanha da Fraternidade 2008 – Fraternidade e Defesa da Vida – vai além de seu sentido principal de compromisso com a vida humana; ganha um sentido amplo ao falar das ameaças à vida na sociedade, como a pobreza, a exclusão social e a violência, e das ameaças ao meio-ambiente, alertando como o poder do homem sobre a natureza pode favorecer a morte dos recursos naturais na Terra.

Como cristãos, devemos fazer a defesa da vida a partir dos critérios estabelecidos por Jesus e presentes nos Evangelhos.  São muitas as passagens bíblicas que revelam a ligação de Deus com a vida humana: Deus é o doador e o defensor da vida. A vida humana surge e se desenvolve a partir de uma ação divina na qual o Criador se envolve com a criatura. Toda obra de Deus encontra o seu verdadeiro sentido a partir da vida humana. Toda a trajetória de Jesus Cristo é em defesa da vida: seus milagres são para curar, para ajudar o ser humano. Mesmo Sua morte é uma defesa da vida: Jesus deu sua própria vida para nos libertar da morte.

Nosso dever cristão, portanto, é aprender essas lições e adaptar essas mensagens de valorização da vida para o mundo do Século XXI.  A Campanha da Fraternidade 2008 foi um convite, que deve continuar presente em nossas mentes e corações,  para que todos nós trabalhemos juntos para transformar essa sociedade dos homens, em que o ter é mais importante que o ser. Vivemos hoje numa sociedade marcada pelo materialismo e individualismo e precisamos substituí-la pela cultura da vida e da solidariedade, para que construirmos o futuro com base nos princípios e valores de Deus.
Fique na Paz, diga sim a Vida!

 
Paulo Cunha - Apresentador do Programa Renovação e Vox Dei (Rádio Catedral FM 106.7)

segunda-feira, 21 de março de 2011

OS SACRAMENTOS


        Todas as religiões usam de símbolos para expressarem seu relacionamento com a divindade, é verdade que em muitas delas esses símbolos se tornam “sinais mágicos”, superstições. A natureza humana quer esses símbolos, pois necessitamos de sinais sensíveis. Já o Antigo Testamento tivera sinais sagrados (circuncisão, os sacrifícios, o cordeiro pascal...) que evocavam a aliança de Jahvé com seu povo. No Novo Testamento os sinais evocam a aliança realizada por Cristo, mediador do acesso ao Pai. Jesus nos diz que o Pai procura adoradores que “O adorem em espírito e em verdade” (Jo 4,24), ou seja, uma religião realizada “no Espírito Santo”, para os que “renasceram do Espírito”. Por isto, Ele mesmo instituiu sinais sagrados, como o Batismo e a Ceia pascal e os situou no âmago de sua igreja: “quem crer e for batizado será salvo”(Mc 16,16).
     Inserindo-se no amplo domínio dos sinais religiosos de todos os tempos, os Sacramentos cristãos, tendo esta condição de sinalizarem a obra de Jesus Cristo, daí recebem a eficácia de instrumentos reais de santificação. Por eles passa o dom de Deus. Deles temos a certeza de que efetuam o que representam (“efficiunt quod figurant” -S.Th.IIIª,q 62,a 1,ad 1m). A Sagrada escritura nos diz que transmitem a “vida”, trazem ao homem o “renascimento”, a “santificação”, o “Espírito Santo”, eles nos indicam o contato com o sobrenatural ( “mistérios”). Neste sentido pensa-se na comunicação do invisível através de realidades sensíveis.
     Nos Sacramentos o homem realmente se defronta com a obra salvadora de \Jesus Cristo. São sinais e instrumentos dela. Podemos dizer que Cristo “selecionou” os Sacramentos mais aptos para recordarem aspectos de sua história de salvador e também para corresponderem às situações típicas da vida humana. Assim sendo facilmente nos reportamos à figura histórica de Jesus em cada um dos Sacramentos:
Jesus descendo às águas do Jordão como um “penitente” (Batismo); Jesus prometendo o dom do Espírito(Crisma) ; Jesus imolando-se e entregando-se como pão da vida(Eucaristia); Jesus absolvendo os pecadores arrependidos(Reconciliação); Jesus confortando e curando os enfermos (Unção); Jesus congregando os doze e habilitando-os à missão(Ordem); Jesus estabelecendo uma aliança de amor até a morte, com sua igreja (Matrimônio). Como vimos, os Sacramentos são, pela Fé, a aplicação da obra salvifica do Senhor à nossa vida atual. Os Sacramentos atestam o Cristo que prometeu estar conosco todos os dias até a consumação do século (Mt 28,20).


Fonte: Catecismo da Igreja católica
           Riquezas da mensagem cristã



Diácono Marcos Sanches.

sábado, 19 de março de 2011

Viva São José!!!!


Queridos de Deus,
Já estamos navegando no mês de março e a liturgia nos conduz ao tempo da quaresma. Tempo forte em que o povo católico se dispõe ao jejum, esmola e mais intensamente a oração.
No entanto não poderia deixar passar despercebido a festa (em meio a quaresma) de São José com estas considerações simples, como Ele é, porém muito importante para nossa caminhada.
São José é o santo que intercede por todas as graças que necessitamos, muitas vezes de maneira surpreendente e quase inacreditável.
Os singulares privilégios de São José foram revelados à Serva de Deus, Santa Agueda:
Por sua intercessão alcançamos a virtude da castidade e a vitória sobre as tentações contra pureza.
Por sua intercessão alcançamos o poderoso auxilio da graça para sair do pecado e voltar à amizade com Deus.
Por seu intermédio alcançamos a benevolência da Santíssima Virgem Maria e a verdadeira devoção a ela. Este mês também dedicado a Nossa Senhora de Lurdes.
Por sua intercessão alcançamos a graça de uma boa morte e a especial proteção contra o demônio nesta hora.
Os espíritos malignos estremecem ao ouvir o nome de São José.
Por sua intercessão alcançamos a saúde do corpo e o auxílio nas mais diversas necessidades.
Por sua intercessão as famílias alcançam a bênção da prosperidade.
Nossa Senhora revelou a Santa Agueda:
"Os homens ignoram os privilégios que o Senhor concedeu a São José, e quanto pode sua intercessão junto de Deus. Somente no dia do Juízo os homens conhecerão sua excelsa santidade e chorarão amargamente por não haverem se aproveitado desse meio tão poderoso e eficaz para sua salvação e alcançar as graças de que necessitavam".
Salve 19 de Março, dia da festa de São José.
 José Mario Benevento 

segunda-feira, 14 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011 - Fraternidade e a Vida no Planeta

Oração:
Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tender por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Meu Caminho para a Quaresma.


Queridos,
Estão aproximando- se os dias em que entraremos no tempo da Quaresma, tempo de penitência, tempo que nos faz refletir mais sobre os caminhos que escolhemos, e para pensar um pouco nesse tempo deixo abaixo uma pequena reflexão de um autor desconhecido:

 
-Jejuarei de julgar os outros .......................... descobrirei Cristo que vive neles.

-Jejuarei de Palavras que ferem ...................direi frases que curam.

-Jejuarei do egoísmo ................... viverei na gratuidade.

-Jejuarei da iniqüidade .................. procurarei viver com paciência.

-Jejuarei do pessimismo.................................. encher-me-ei de esperança.

-Jejuarei de preocupações .................... confiarei mais em Deus.

- Jejuarei das queixas .................... darei graças a Deus pela maravilha da minha vida.

-Jejuarei da angústia .................... rezarei com mais freqüência.

-Jejuarei da amargura .................... praticarei o perdão.

-Jejuarei da importância que dou a mim mesmo .................... serei compassivo com os outros.

-Jejuarei da preocupação com as coisas .................... comprometer-me-ei com o anuncio do reino.

-Jejuarei do pessimismo e desalento .................... encher-me-ei do entusiasmo da Fé.

-Jejuarei de tudo aquilo que me separa de Jesus .................... tentarei viver mais perto Dele.

Fonte: Autor Desconhecido

Pe. Casimiro Pac, SAC

terça-feira, 8 de março de 2011

Quarta-Feira de Cinzas

Dia de jejum e abstinência.


Missas 
Engenho do Mato: 18:30h
La Salle : 20h
Matriz: 20h